Monday, May 26, 2008

Os cães ladram e a caravana passa



O VALOR DO SILÊNCIO

No decorrer de nossa vida, muitas vezes sofremos ataques injustos, ofensas, e até mesmo somos vítimas de calúnias, fatos provocados por momentos de raiva de algumas pessoas, que, com motivo ou não, se acham no direito de nos atacar. Quem não já passou por momentos assim? Sempre existem pessoas que se comprazem em agredir alguém.

O nosso primeiro impulso é revidar, devolvendo as violências e as ofensas à altura, dando assim início a um círculo vicioso sem fim, pois sempre atos violentos, geram uma resposta de igual ou maior violência.

Se tais ataques representarem iminente perigo para nossa integridade física, claro que deveremos armar um esquema de defesa. Contudo, se forem ataques meramente verbais, cuja resposta poderá originar uma discussão que poderá ir num crescendo, podendo levar a conseqüências tristes, penso que a melhor política é a do silêncio.
Simplesmente ignorar os ataques, dando tempo para a pessoa refletir e possivelmente cair em si, e chegar à conclusão de que tais atitudes não levam a nada. E as reveja.
Uma citação do Dalai Lama:

"Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade".

9 comments:

Anonymous said...

confesso que fiquei muito desiludido com o que li...

Anonymous said...

Palavras sábias!

Não te conheço, mas gostei do teu blog! Parabéns!

Anonymous said...

Migo espero que esteja tudo bem contigo. Aguardo visita
Abraço
Gio

Anonymous said...

Esse seu olhar mostra a sua serenidade!
Magnifico blog e forma de estar na vida, continue que eu sempre que me for possível passarei por aqui.
Pedro

Amélia Grimaldi said...

Pedrucho,
Desabafa, fofo, desabafa que faz bem.
Com a bagagem histórica que já tens aos ombros, o que se passou recentemente é "peanuts".
Aliás, acho que reverteu a teu favor na forma como és visto e apreciado por terceiros.

Agora, num 5 star Blog uma frase do Dalai Lama? Como compatibilizar ensinamentos budistas com os "lounges", os 5star hotels, o aSmallWorld?

Não resisti...

Trureloo,
Amélia

Maria Manuela said...

O silêncio dos grandes e a sabedoria de quem está de bem com a vida é sempre algo que incomoda as mentes mais pequeninas...

Beijo de coragem

Manana said...

FIERCE, BEBÉ!

Ju said...

Já há muito que não passava por aqui.
O que eu acho?
Bom... "Para odiar não é preciso nada de especial. Basta não ter o mínimo de auto-estima e não ter ocupação, duas condições que levam a que os mais fracos se concentrem demasiado nos outros."

B.Ju

Pedro Fitch said...

Grande Pedro e grandes palavras! Assino por baixo! Que saudades dos nossos jantares em Londres com o Nelson e o Michael. Dá notícias quando voltares a Lisboa.
Forte abraço do
Pedro